terça-feira, 22 de março de 2011

Iº Congresso Estadual da Juventude Palotina da Bahia

Olá Juventude Palotina do Brasil!

   É com grande alegria que venho informa lhes que no estado da Bahia, mas especificamente na cidade de Ilhéus-BA, terra do seminário menor palotino (postulado) foi fundada a JP (JUVENTUDE PALOTINA DA BAHIA).

    Nos dias 12 e 13 do mês de Março ocorreu no estado da Bahia, mais especificamente na cidade de Ilhéus-BA, na comunidade São Pedro no bairro do Salobrinho, o Iº Congresso Estadual da Juventude Palotina da Bahia que teve como tema principal "Juventude Palotina mostra sua cara, e teve como lema: “Sejamos missionários em nossa casa”. Estiveram presentes mais de 80 jovens das cidades de: Ilhéus-BA, Camacan-BA, Pau Brasil-BA e Mascote/Paraíso-BA.

     
    Este tema realmente nos convida com convicção a assumir-mos o compromisso de jovens cristãos em nossa própria comunidade colocando em prática um dos princípios que São Vicente Pallotti nos deixou “Todos podem, em sua posição, isto é, no estado em que Deus os colocou, exercer de alguma forma sempre com mérito, o apostolado de Jesus Cristo”. (OO CC III,143)

   O congresso foi iniciado as 14horas na tarde de sábado com o padre Diogo-SAC e o seminarista Marcos Teles, fazendo a oração de São Vicente Pallotti.

    Logo em seguida tivemos a nossa primeira colocação com Marlon Roza, que faz parte da Comissão Nacional da Juventude Palotina do Brasil. Começou a sua palestra com uma pequena encenação e dança, animando e arrancando gargalhadas de todos que se faziam presentes no salão. Enfim,começou a falar sobre a vida e obra de São Vicente Pallotti, atraindo a atenção de todos com seu jeito irreverente jovem de se expressar. Logo em seguida também falou sobre a UAC no Brasil e no mundo...

    Em seguida tivemos outra palestra com o seminarista postulante Vinícius Luís que teve como tema “Jovem e o carisma palotino", na mesma pudemos perceber que é possível ser jovem e Cristão ao mesmo tempo, e nos mostrou como devemos nos posicionar diante da sociedade como verdadeiros jovens da JP.
 
    Logo ao fim da tarde, tivemos um momento de reflexão com os responsáveis do setor da juventude de Ilhéus-BA, onde meditamos o evangelho do dia, partilhamos, louvamos e agradecemos a Deus pelo momento que estávamos vivendo.

   Durante a noite, logo depois do café, tivemos um momento com a Irmã Irene-CSAC que nos falou brilhantemente da relação de amor e compromisso que São Vicente Pallotti tinha com a sua “enamoradíssima esposa” M..D..A (Mãe do Divino amor).

   Quando já pensávamos que havia acabado o nosso primeiro dia de congresso, tivemos ainda um lindo momento organizado pelos seminaristas Vinícius e Marcos “Do cenáculo, para missão” onde tivemos um momento de reflexão e oração, nos colocamos realmente no cenáculo e observamos que temos que daquele momento em diante partir para a missão que nos esperava “lá fora” em nossas comunidades. Encerramos o nosso momento com uma belíssima adoração ao Santíssimo Sacramento presidida pelo padre Diogo-SAC e presença de Padre Orlando-SAC (reitor do seminário menor) onde realmente pudemos sentir a unção de Deus sobre nós.


   Depois desse maravilhoso momento, chegou o momento do descanso, onde os jovens que estavam participando do retiro dormiram no salão paroquial, as mulheres se dirigiram a casa de missão das irmãs palotinas, onde as mesmas realizam um belo trabalho de acolhida a crianças carentes, e alguns jovens retornaram para suas casas, para descansarem para mais um dia de congresso.

    Começamos o nosso 2° e último dia de congresso com a celebração da Santa missa presidida pelo padre Diogo-SAC. Logo em seguida participamos todos nós juntos do café da manhã, momento de partilha, não apenas do alimento, mas de tudo que já havíamos vivido até aquele exato momento.



 
   Depois do café da manhã, tivemos um breve momento de animação e logo tivemos a nossa última palestra, com o Marlon Roza, que nos falou da história e como é a Juventude Palotina (desde quando foi fundada até os dias de hoje) os diversos lugares onde se encontra o movimento da Juventude Palotina, no Brasil e no Mundo. Mostrou os encontros, congressos que já foram realizados, as missões, etc...enfim, mostrou com toda clareza qual a missão de um verdadeiro jovem cristão assumi quando decide entrar para a família da JUVENTUDE PALOTINA!


   O congresso da Bahia foi encerrado com o momento de UNIÃO, todos num momento de oração, agradeceram ao nosso Senhor por todos os momentos que havíamos vividos até ali, e pedindo força e coragem para assumirmos com convicção os desafios que vamos vir a enfrentar, como jovens DA JUVENTUDE PALOTINA DA BAHIA!!

   Encerramos o nosso momento com muita dança e animação com o “chiuáuá” comandado pelo Marlon seguido por todos que estávamos participando e trabalhando no congresso, arrancando muitas gargalhadas de todos, muito engraçado esses momentos. Depois do almoço, veio o momento da despedida, onde tiramos a nossa primeira foto oficial como jovens da JP da Bahia.
Os jovens palotinos da Bahia já saíram do encontro com datas marcadas para suas reuniões regionais e com a data da Missão Regional da Juventude Palotina que acontecerá na cidade de Pau Brasil-BA em Outubro/2011.

    O I° Congresso da Juventude Palotina na Bahia foi simplesmente uma benção, onde todos que participaram do mesmo saíram do cenáculo para missão com o coração fervendo e ansioso para começar mos a colocar em prática aquilo que o próprio São Vicente Pallotti nos pede “Reavivar a fé e reacender a caridade e propagá- las em todo o mundo”.


Abraços e fiquem com Deus
Felipe Bezerra Santos
Juventude Palotina de Ilhéus-BA

Um comentário:

  1. I° Congresso da Juventude Palotina na Bahia foi simplesmente uma benção²

    ResponderExcluir