terça-feira, 15 de março de 2011

CARISMA PALOTINO

CARISMA PALOTINO

A visão de Pallotti mostrou-se profética, mas nos seus dias sofreu muitas acusações e suspeitas, particularmente a partir do ano de 1835, quando fundou a organização dos leigos a que chamou "Apostolado Católico". Com o dinamismo e entusiasmo que era próprio deste homem, via todo o mundo coberto pelo apostolado proclamado por católicos, como ele mesmo, cheios de fervor. De facto, logo o "Apostolado" se transferiu também para alguns outros países da Europa, fora da Itália.
Nas pessoas do Papa Gregório XVI e cardeal Lambruschini, pallotti encontrou grandes protectores da sua ideia. Era confessor de ambos, portanto tinha boas ocasiões para lhes apresentar as suas ideias.

Para dar apoio a este movimento, Pallotti formou, no ano de 1846, a Sociedade do Apostolado Católico: uma congregação de sacerdotes unidos pela mesma ideia. A nova Congregação tinha, como fim principal, formar uma "força propulsora" para o "Apotolado Católico".

No ano de 1850 faleceu Pallotti. Logo o "Apostolado Católico" foi liquidado, e o nome da "Sociedade do Apostolado Católico" foi tranformado em "Pia Sociedade de Missões". Parecia, que a ideia do apostolado dos leigos também tinha falecido, mas foi apenas um período, em que a semente que caiu na terra, devia ficar escondida e morrer para depois dar o seu fruto.

Os padres palotinos, mesmo privados do seu carisma, permaneceram fiéis ao pensamento do Fundador e a Sociedade crescia e transferia-se para novos países....

Também a ideia de Pallotti começou devagar a reviver e a madurar. O Papa Pio XI chamou a Pallotti o percursor da Acção Católica e o Papa João XXIIII, canonizou-o em 1963, durante o Concílio Vaticano II, o que tem um sentido simbólico: a ideia de Pallotti foi plenamente aprovada e recomendada para a nova etapa da Igreja que o Concílio inaugurou.

Naturalmente foi também renovada a organização dos leigos, agora chamada de "União do Apostolado Católico"(UAC). Nos nossos dias, nos lugares onde trabalham os palotinos, existe também a UAC, que conforme o seu carisma, encoraja os leigos para a acção apostólica nos ambientes em que vivem, e ensina-lhes a servirem-se dos meios que se encontram ao seu alcance, para realizar os fins apostólicos. (...)


Pe. André Gladysz SAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário